O projeto, que foi lançado em julho, já proporcionou diversos cursos para a população. A aluna do curso de Bordado, Erivalda Rodrigues, enfatizou que o Projeto Prosperar proporcionou uma oportunidade única para ela, que já é artesã. “Eu amei o curso de bordado. Foram duas semanas de muito aprendizado neste curso que eu fiz lá no bairro Araturi. Agora, tenho mais repertório para incrementar a minha produção de artesã. Por ser gratuito, isso me ajudou bastante na parte financeira também. Eu amei, não canso de dizer isso. E já estou na expectativa para fazer o próximo curso, que é o de crochê intermediário. Agradeço muito à gestão por ter essa oportunidade”, afirma emocionada a artesã Erivalda.
O gestor de empreendedorismo do CATEQ, Fernando Deodoro, destaca que o Projeto Prosperar conta com 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. “O projeto prosperar é mais uma ação que é gerida pelo CATEQ onde é oferecida formação profissional para o público empreendedor. São cursos em vários segmentos que proporcionam oportunidades nas diversas áreas de atuação. O objetivo é que todo o público, a partir de 16 anos, possa se qualificar e ter mais oportunidade de trabalho e empreendedorismo no município”, enfatiza Fernando.
Para Catiane Barreto, professora do curso de Produção Agrícola, o Projeto Prosperar é uma oportunidade muito importante para a comunidade, principalmente aquelas que ficam na zona rural do município. O último curso foi feito em julho, no bairro do Feijão. “Os alunos foram extremamente receptivos e se mostraram muito interessados. O curso, com certeza, deu bons frutos na comunidade, pois os relatos são os melhores possíveis. Com o curso de produção orgânica, os alunos aprimoraram seus conhecimentos e puderam aumentar a sua relação de respeito com a natureza. Assim, eles otimizam tempo ao aprimorar a forma de produzir na zona rural”. Além desse curso, Catiane destaca que os outros cursos como o de Marketing, podem ajudar na hora de escoar a produção agrícola dos alunos.
Projeto Prosperar
O Projeto Prosperar é o maior projeto de capacitação profissional de Caucaia. Lançado pelo prefeito Vitor Valim, em Julho deste ano, conta com a oferta de pelo menos 57 cursos gratuitos para a população de Caucaia. O projeto é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A iniciativa é financiada pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o município.
Serviço
Capacitação profissional - Projeto Prosperar
Inscrições na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia. Atendimento de 8h às 16h.