sábado, 10 de setembro de 2022

Prefeitura de Caucaia abre inscrições gratuitas para cursos de capacitação profissional

O incentivo à qualificação profissional ao caucaiense é uma realidade consolidada na Prefeitura de Caucaia. Nesta terça-feira (06), O Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, abre novas inscrições para os cursos de capacitação profissional do Projeto Prosperar. Entre os cursos oferecidos neste mês de setembro, estão as formações em Gastronomia, Auxiliar de Cozinha, Produção de Pães e Salgados, Recepcionista, Manicure e Pedicure, Modelista, Agroecologia, Compostagem, Escoamento de Produção e Logística, Formação para Empreendedores e Recicladores de Resíduos Sólidos. O Prosperar é o maior programa de capacitação de Caucaia, e conta com mais de 57 cursos, com um total de 20 mil vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente no CATEQ ou no site do Projeto Prosperar Clique aqui.


O projeto, que foi lançado em julho, já proporcionou diversos cursos para a população. A aluna do curso de Bordado, Erivalda Rodrigues, enfatizou que o Projeto Prosperar proporcionou uma oportunidade única para ela, que já é artesã. “Eu amei o curso de bordado. Foram duas semanas de muito aprendizado neste curso que eu fiz lá no bairro Araturi. Agora, tenho mais repertório para incrementar a minha produção de artesã. Por ser gratuito, isso me ajudou bastante na parte financeira também. Eu amei, não canso de dizer isso. E já estou na expectativa para fazer o próximo curso, que é o de crochê intermediário. Agradeço muito à gestão por ter essa oportunidade”, afirma emocionada a artesã Erivalda.

O gestor de empreendedorismo do CATEQ, Fernando Deodoro, destaca que o Projeto Prosperar conta com 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. “O projeto prosperar é mais uma ação que é gerida pelo CATEQ onde é oferecida formação profissional para o público empreendedor. São cursos em vários segmentos que proporcionam oportunidades nas diversas áreas de atuação. O objetivo é que todo o público, a partir de 16 anos, possa se qualificar e ter mais oportunidade de trabalho e empreendedorismo no município”, enfatiza Fernando.

Para Catiane Barreto, professora do curso de Produção Agrícola, o Projeto Prosperar é uma oportunidade muito importante para a comunidade, principalmente aquelas que ficam na zona rural do município. O último curso foi feito em julho, no bairro do Feijão. “Os alunos foram extremamente receptivos e se mostraram muito interessados. O curso, com certeza, deu bons frutos na comunidade, pois os relatos são os melhores possíveis. Com o curso de produção orgânica, os alunos aprimoraram seus conhecimentos e puderam aumentar a sua relação de respeito com a natureza. Assim, eles otimizam tempo ao aprimorar a forma de produzir na zona rural”. Além desse curso, Catiane destaca que os outros cursos como o de Marketing, podem ajudar na hora de escoar a produção agrícola dos alunos.



Projeto Prosperar

O Projeto Prosperar é o maior projeto de capacitação profissional de Caucaia. Lançado pelo prefeito Vitor Valim, em Julho deste ano, conta com a oferta de pelo menos 57 cursos gratuitos para a população de Caucaia. O projeto é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. A iniciativa é financiada pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o município.


Serviço

Capacitação profissional - Projeto Prosperar

Inscrições na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia.  Atendimento de 8h às 16h.

Caucaia realiza mais de 2 mil procedimentos de saúde com a abertura de postos nesse sábado (17)

Esse terceiro sábado do mês de dezembro (17) foi evidenciado como um dia produtivo e que respeita o processo de aumentar o atend...