Vacinar é um ato de amor e questão de saúde pública. É através da imunização que conseguimos a erradicação de doenças e mortalidade. Com esta visão, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou múltiplas ações com a finalidade de imunizar o maior número de crianças caucaienses durante a Campanha Nacional, o que levou o município a registrar 97,3% de crianças de 1 a menores de 5 anos vacinadas contra a poliomielite até esta terça-feira (25).
Enquanto Caucaia, segundo maior município em população do Estado, atingiu 97,3% de crianças vacinadas, a capital Fortaleza imunizou apenas 52% e o Ceará 82%
A Campanha Nacional, que segue até o dia 31 de outubro, tem como principal objetivo evitar que um possível surto de paralisia infantil retorne ao país. Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, destaca que ainda é preciso uma atenção por parte dos pais e responsáveis. "Mesmo com esse número bom de imunização, ainda é preciso ficar em alerta em relação à vacinação de crianças dessa faixa-etária de 1 a menor de 5 anos. Pais e responsáveis, não deixem de levar seus filhos para conseguirmos a homogeneidade dos vacinados e atingirmos os 100%", afirma.
Durante toda a campanha, além da imunização nos postos de saúde, foram realizados dias "D" de vacinação, imunização dentro das escolas municipais, abertura dos pontos fixos para a vacina contra a poliomielite e ações em outros locais descentralizados na cidade, principalmente, em localidades mais distantes da sede.
Neste momento, para ter acesso à vacina, basta procurar uma das 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h.
Documentação necessária
Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacinação.
Saiba mais
A poliomielite ou 'paralisia infantil' é uma doença causada pelo poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 32. Esse vírus pode causar paralisia para toda a vida e também pode levar à morte.
O poliovírus é muito contagioso. É transmitido pelo contato com as fezes ou por gotículas de espirros ou de tosse de infectados. Se a pessoa entrar em contato com as fezes ou secreções do infectado com as mãos e tocar a boca, ela pode ser infectada. Além disso, objetos, como brinquedos, que estejam contaminados e que possam ser colocados na boca, também podem causar a infecção.